O defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, representou a Defensoria Pública do Estado e o Governador Renato Casagrande, na inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), em Linhares.  A unidade, a nona do Estado, está localizada no Fórum Desembargador Mendes Wanderley e é voltada para a pacificação dos conflitos.

No CEJUSC serão realizadas sessões de conciliação e mediação, métodos consensuais de solução de conflitos que podem ser aplicados tanto em fase processual como pré-processual, ou seja, quando a ação ainda não foi ajuizada. O local também vai oferecer atendimento e orientações a qualquer cidadão que tenha dúvidas em questões jurídicas.

A atuação inicial do Centro será para questões familiares, como divórcios, alimentos, guarda de filhos e regulamentação de visitas, mas a ideia é ampliar para as causas cíveis no futuro.

whatsapp-image-2019-04-26-at-16-57-16
Para o defensor geral do Estado, a resolução extrajudicial de conflitos é fundamental para conferir celeridade ao sistema judicial brasileiro. “A justiça passa por um momento de modernização e esses acordos extrajudiciais, as soluções extrajudiciais, a procura por métodos alternativos, fazem parte desse movimento. É muito importante parabenizar a justiça por esse momento de buscar outra forma que não seja simplesmente através de uma decisão judicial, que as pessoas possam tentar resolver seus conflitos de maneira conciliatória”.

Unidades

O CEJUSC possui 12 unidades no Estado nos seguintes municípios: Vitória (4), Vila Velha (1), Serra (1), Colatina (1), Bom Jesus do Norte (1), Cachoeiro de Itapemirim (1), Cariacica (1), Linhares (1) e São Mateus.

 

Com informações Ascom/TJES