Os adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão usando a arte como forma de expressão de suas vidas, e o resultado desse trabalho está em exposição na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPE-ES) até 31 de outubro. As obras são assinadas por jovens que já cumpriram ou ainda cumprem medida socioeducativa nas unidades de internação do Estado e estão abertas a visitação pública de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

São mais de 30 quadros que compõem a exposição Redesenhando Caminhos e trazem, entre outras, releituras do artista plástico pernambucano Romero Britto, inspirações cotidianas dos adolescentes, como o Convento da Penha e elementos da cultura afro-brasileira. Além da Defensoria Pública, a mostra também pode ser conferida no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), e no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).

dsc_1275O projeto “Redesenhando Caminhos” está em sua primeira edição e o objetivo é incentivar o talento e a criação de novas habilidades nos adolescentes nas unidades de internação, resgatando a autoestima e proporcionando acesso à cultura.

Para o defensor geral do Estado, Gilmar Alves Batista, a exibição é um bom exemplo do papel transformador da socieducação, uma vez que mostra os adolescentes que é possível traçar outros caminhos fora das unidades de internação. “A Defensoria Pública tem acompanhando o trabalho que é desenvolvido nas unidades socioeducativas e que, após a limitação da lotação nessas unidades, tem sido possível o cumprimento digno das medidas, bem como a aplicação de modelos de recuperação que efetivamente funcionam”.

dsc_1280Para o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, a arte abre caminhos para a reintegração social e faz parte do processo de socioeducação, como um instrumento de orientação e direção, auxiliando na transformação dos socioeducandos. “ A exposição é uma oportunidade de apresentar à sociedade capixaba um pouco do trabalho desenvolvido com os adolescentes nas unidades de internação do Iases”.

Serviço

Exposição Redesenhando Caminhos

Visitação pública de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na sede administrativa da Defensoria Pública, na Praça Manoel Silvino Monjardim, 54, Centro.