Após a atuação da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), por meio do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (NUDAM), uma árvore em estado de iminente risco de desabamento foi removida pelo poder público. O serviço foi realizado no último dia 9 de julho no Bairro Consolação, no Território do Bem, em Vitória.

Desde 2020, em decorrência de período chuvoso, a árvore se encontrava com raízes expostas e em situação de risco de desabamento. Mesmo com laudo da defesa civil classificando o risco como alto e com a insistência da comunidade, o trabalho de remoção ainda não havia sido realizado.

Procurado pela liderança comunitária, o Núcleo de Defesa Agrária e Moradia encaminhou ofícios ao Município de Vitória, direcionado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fim de que atendesse o pedido da comunidade de retirada da árvore da localidade.

A espécie colocava em risco algumas casas que ficavam próximas a ela, e em dias de maiores ventos e chuvas, os moradores relatavam não conseguir dormir, com medo de suas residências serem atingidas.

O serviço foi agendado e executado no dia 9 de julho, com todas as medidas necessárias para garantir que nenhuma das residências e a segurança do entorno fossem afetadas. As lideranças comunitárias comemoram o desfecho, em especial, o fim da angústia dos que conviviam com o perigo diariamente.