Três núcleos de atendimento da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) foram revitalizados no sul do Estado, na última quinta-feira (13). As cidades contempladas foram Itapemirim, Mimoso do Sul e Marataízes, que passaram a contar com uma estrutura adequada para atender à demanda e necessidade das comunidades locais.

Com os novos ambientes, o atendimento aos assistidos ganhará mais qualidade e agilidade.

De acordo com os números apurados pela Corregedoria Geral da DPES, no município de Itapemirim, com a comarca sendo atendida no Fórum da cidade, eram realizados cerca de 325 atendimentos por mês. Ao ano, esse número passa dos 3900 mil atendimentos.

No município de Mimoso do Sul, eram feitos aproximadamente 66 atendimentos por mês, correspondendo a 792 mil atendimentos por ano. Já em Marataízes, esse número permeava 305 mensais e mais de 3660 mil atendimentos por ano.

De acordo com o Subdefensor Público-Geral do Estado, Fábio Ribeiro Bittencourt, com as novas instalações, a expectativa é aumentar essa demanda em mais de 100%. “Com os novos espaços, compostos por salas amplas e novos equipamentos, o atendimento será muito mais humanizado, proveitoso e eficaz, contribuindo com o trabalho da Defensoria de prestar assistência jurídica integral e gratuita às pessoas, da melhor forma possível”, destaca Bittencourt.

A Defensora Pública-Geral do Espírito Santo, Sandra Mara Vianna Fraga, explica que as revitalizações fazem parte do projeto de uniformização dos atendimentos e de informatização das unidades da Defensoria Pública.

Por Raquel de Pinho