Mais de 199 mil pessoas receberam atendimento por meio do projeto Defensoria 4.0 nos primeiros seis meses de 2021. Atualmente, a Defensoria 4.0 é principal forma e contato do cidadão com a Defensoria Pública do Estado e funciona por meio de dois canais: o WhatsApp das unidades de atendimento e um chat disponível no site.

Pelo WhatsApp, foram 179.218 atendimentos e no chat 20.083, totalizando 199.301 atendimentos aos cidadãos capixabas entre os meses de janeiro e junho.  De acordo com sistema da Defensoria Pública, 32,8% das demandas de atendimento são para a área de família (pensão alimentícia, execução de alimentos e divórcio); 21% são da área cível e fazendária; 19,4% criminal; 11,1% infância e juventude e 10,6% execução penal.

Como funciona a Defensoria 4.0?

Por meio do WhatsApp, o cidadão faz contato com as unidades de atendimento da Defensoria Pública sobre demandas em andamento, abertura de novas demandas em todas as áreas do direito para os municípios fora da Grande Vitória.

No chat, as demandas estão direcionadas para o atendimento inicial de família, ou seja, um primeiro contato com a Defensoria Pública nesta área. O acesso ao serviço é feito via site www.defensoria.es.def.br.