A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo inaugurou na manhã desta terça-feira (09), uma nova estrutura de atendimento criminal e núcleos especializados. No local, além dos espaços para atendimento ao público, estão as salas do Projeto Defensoria 4.0, o atendimento a distância, da Escola da Defensoria e do Conselho Superior da Instituição.

A melhoria e ampliação do atendimento ao público é uma das ações previstas no Planejamento Estratégico 2019-2023, como explica o defensor público-geral, Gilmar Alves Batista: “Estamos investindo constantemente no aparelhamento institucional, equipando a Defensoria Pública para que ela possa prestar uma assistência jurídica cada vez melhor ao cidadão. Para auxiliar na ampliação do atendimento estamos utilizando tecnologia acessível, com o Projeto Defensoria 4.0”.

Criado em 2019, por meio do Planejamento Estratégico 2019-2023, o serviço de atendimento a distância já beneficiou mais de 300 mil pessoas. Nesta nova etapa, o projeto ganha uma estrutura mais consistente, com equipes para atendimento, produção de peças e expedição.

fotos-site61

Da esquerda para a direita: Vivian Almeida, presidente da ADEPES, Saulo Alvim Couto, subdefensor público-geral, Marcello Paiva de Mello, Secretário de Justiça, Gilmar Alves Batista, defensor público-geral, Vinícius Chaves de Araújo, corregedor-geral e Raphael Maia Rangel, coordenador-diretor da EDEPES.

Atendimento a distância

Atualmente, a Defensoria 4.0 funciona por meio de dois canais: o WhatsApp das unidades de atendimento e a Central de Atendimento ao Cidadão. Por meio do WhatsApp, o cidadão faz contato com as unidades de atendimento da Defensoria Pública sobre demandas em andamento, abertura de novas demandas em todas as áreas do direito para os municípios fora da Grande Vitória.

Com a Central de Atendimento, as demandas estão direcionadas para o atendimento inicial de família, ou seja, um primeiro contato com a Defensoria Pública nesta área. O acesso ao serviço é feito via site www.defensoria.es.def.br.

Somente em 2020, o Projeto Defensoria 4.0 beneficiou mais de 180 mil pessoas e, nos primeiros seis meses de 2021, mais de 199 mil pessoas receberam algum tipo de orientação jurídica por meio do serviço.

Depoimentos

“Ver a Escola Superior ser materializada é realmente muito especial. É fundamental termos uma escola forte, porque aqui será palco de debates riscos e muito aprendizado. Assim, conseguiremos ecoar temas importantes para a sociedade”, Raphael Maia Rangel, coordenador-diretor da Escola Superior da Defensoria Pública.

“Estamos celebrando uma estrutura digna não só para os defensores públicos, como também para os assistidos, que têm agora um espaço mais confortável com acessibilidade. Esta estrutura está condizente com a nobreza e grandeza da nossa função e também com a população capixaba, que merece ser bem atendida”, Vivian Almeida, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo.

“É importante celebrar esse momento, em que a Defensoria Pública qualifica sua estrutura e amplia o acesso a seus serviços, por meio da Defensoria 4.0. A capilaridade que o projeto trará para a Instituição, com sua possibilidade de acesso remoto, é um ganho para a população vulnerável de todo Estado”, Vinicius Chaves de Araújo, corregedor-geral

“A inauguração deste espaço representa o fim do que representava a antiga Defensoria Pública. Aquela Instituição ficou para traz e hoje temos uma Defensoria moderna, composta por membros de altíssima qualidade e que está pronta para os desafios impostos pela nova realidade”, Marcello Paiva de Mello, Secretário de Justiça.

“A inauguração da nova estrutura da defensoria é mais um marco para nossa Instituição. Se hoje temos uma estrutura melhor para atender a população, muito se deve ao esforço e luta que se deram ao longo desses anos. Estamos em evolução constante, sempre atentos a nossa missão constitucional de orientar e promover direitos dos que mais precisam, e queremos estar à altura da população, afinal quanto maiores os direitos maior também a nossa luta”, Lucas Andrade Maddalena, defensor público.