Defensores públicos fazem mutirão da saúde em Jesus de Nazareth neste sábado (14)

Neste sábado (dia 14), defensores públicos vão prestar orientação jurídica e esclarecer dúvidas do cidadão que sofre com a falta de recursos da saúde pública e planos de saúde. O mutirão de atendimento será realizado na quadra do bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, das 13 às 17 horas.

Durante o evento, os profissionais vão dar orientações sobre direito à saúde e farão encaminhamento para ajuizamento de ações de pessoas que estejam precisando de medicamento ou qualquer tipo de tratamento médico e não conseguiram junto à rede pública. Também será distribuída cartilha com informações à população sobre seus direitos.

O evento é uma iniciativa da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo (Adepes) e faz parte da campanha nacional 2016 “Acesso à saúde: garantir seu direito é o nosso maior feito”, promovida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) em parceria com as associações estaduais. A campanha, em comemoração ao Dia da Defensoria Pública e ao Dia do Defensor (19 de maio), ocorre simultaneamente, neste mês, em todos dos estados do País.

Além do atendimento jurídico, farmacêuticos da Farmácia Mônica estarão no local fazendo medição de pressão, cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e dando dicas de saúde.

Segundo o presidente da Adepes, Pedro Paulo Coelho, “as demandas na saúde crescem a cada dia, especialmente com a redução do número de pessoas com plano de saúde, em consequência do elevado número de desempregados no País. Daí a importância da divulgação do trabalho dos defensores públicos na área, garantindo o acesso à saúde, não só por meio de ajuizamento de ações, mas também por meio da resolução extrajudicial (acordos).”

No Brasil, apenas em 2015, a Defensoria Pública realizou mais de 590 mil atendimentos na área da saúde. Entre as principais demandas estão: falta de medicamentos, vaga em UTI, marcação de exames e de cirurgias, tratamento de câncer, fornecimento de fraldas (para idosos e pessoas com alguma deficiência) e suplementos alimentares para dietas especiais.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ADEPES

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES

Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br

Tels.: 3222-4249 / 98817-6381