Força tarefa da Defensoria realiza atendimento na Penitenciária de Barra do São Francisco

Uma força tarefa da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo iniciou seus trabalhos na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF), onde prestou atendimento a 120 internos. A ação, realizada nos dias 04 e 05 deste mês, faz parte do programa “Ação nos Presídios” cujo objetivo é desafogar as unidades prisionais do Estado. Nos atendimentos, os defensores públicos identificam os presos que possuem direitos não concedidos para posteriormente tomarem as providências jurídicas cabíveis.

A Instituição está buscando soluções para agilizar a análise dos processos e, com isso, tornar mais rápida a concessão de direitos aos presos. Dessa forma, as progressões de regime, os livramentos condicionais e as prisões domiciliares permitirão a diminuição da população carcerária. Na PRBSF, os casos analisados foram de progressão, remição, comutação, problemas de saúde e atendimentos psicológicos.

Segundo o coordenador de Execução Penal, Marcello Paiva de Mello, a força tarefa atuará em todas as unidades prisionais. “O esforço concentrado acontece no interior e na Grande Vitória semanalmente, de maneira alternada, para que todas as unidades prisionais sejam atendidas e fiscalizadas”.

Mello explica que o interno (preso condenado) poderá obter a liberdade caso tenha direito a livramento condicional ou quando conseguir progredir para o regime aberto. Nesse caso o apenado continua cumprindo a pena, mas em liberdade. Há ainda a possibilidade de prisão domiciliar com monitoração  eletrônica em casos específicos.

 “Os casos principais analisados pelos defensores foram: equívoco da data base, exigência de exame criminológico, remição e direito de progressão”, conta a defensora pública Maria Isabel Leão Barbalho, que integrou a ação.