Atendimentos da Defensoria Pública garantem acesso a direitos básicos para população em situação de rua

A atuação da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo tem feito a diferença na vida das pessoas que estão em situação de rua na Grande Vitória. Por meio do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), a instituição atende as demandas dessa população vulnerável e garante o acesso a direitos básicos como documentação, abrigo, saúde e educação.  

A Defensoria Pública retomou neste mês de julho os atendimentos nos Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centro Pop), facilitando o acesso à assistência jurídica e a outras demandas. Além da possibilidade de ir às unidades de atendimento da instituição, o cidadão conta também com a possibilidade de conversar com defensores e defensoras públicas nos Centros Pops da Grande Vitória.  

O objetivo do Núcleo de Direitos Humanos é garantir que todos os Centros Pops da região Metropolitana de Vitória possam contar com atendimentos periódicos de Defensores Públicos. 

“A população de rua é um dos grupos vulneráveis mais potencializados. E justamente por esses homens e mulheres terem dificuldade de acesso aos direitos mínimos, a atuação da defensoria supre essas demandas, fazendo com que o cidadão se entenda como parte da sociedade e consiga garantir seus direitos como qualquer outra pessoa conseguiria”, explica o defensor público, Rafael Vianna Mury.   

Serviço   
Atendimento às pessoas em situação de rua no Centro Pop de Vitória 
Data: 19 de julho 
Horário: 9 às 12h  
Endereço: Centro Pop de Vitória – Avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, bairro Mário Cypreste, Vitória