Projeto continua neste sábado (24) com sessão de filme, atividades lúdicas e distribuição do livro de colorir DEF GOODS para aproximar o público infantojuvenil de seus direitos
Uma sessão de cinema pode ser também um convite para conversar sobre direitos, compartilhar experiências e descobrir novas formas de enxergar o mundo. É com essa proposta que a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) realiza, neste sábado (24), a terceira atividade do projeto “Defensoria com a Meninada: Defensoria em Todo Lugar – Infância, Cidadania e Educação em Direitos”, voltado à aproximação da Instituição com crianças e adolescentes por meio da cultura e de atividades educativas.
A ação será realizada em uma sessão fechada no Cine Jardins, em Vitória, e vai reunir crianças e adolescentes acolhidos pelos Centros de Vivência do município. A programação inclui a exibição do filme A Fabulosa Máquina do Tempo, uma roda de conversa sobre educação em direitos, a dinâmica da Árvore de Palavras e a distribuição da cartilha interativa de colorir Dedé e Fefê em DEF GOODS.
Clique e saiba mais: DEF GOODS: Defensoria do ES lança livro de colorir e inicia projeto infantojuvenil de educação em direitos
Os Centros de Vivência integram a rede municipal de acolhimento institucional e atendem crianças e adolescentes que, por medida de proteção, estão temporariamente afastados do convívio familiar. O serviço busca assegurar proteção e acompanhamento, além de articular ações com a rede de assistência social e o Sistema de Garantia de Direitos.
Um filme para abrir conversas
A escolha de A Fabulosa Máquina do Tempo aproxima a atividade do universo da imaginação, da brincadeira e das experiências de meninas brasileiras. Dirigido por Eliza Capai, o documentário acompanha jovens que criam cenas inspiradas na própria realidade e nas histórias vividas por suas mães e avós. A partir dessa construção lúdica, o filme aborda temas como relações familiares, diferenças de gênero e religião.
Depois da sessão, a roda de conversa será um espaço para relacionar as questões despertadas pelo filme à educação em direitos. A dinâmica da Árvore de Palavras também vai estimular a participação das crianças, convidando-as a expressar ideias e percepções sobre os temas trabalhados.
A proposta é que a atividade vá além da exibição do filme: a cultura funciona como ponto de partida para a escuta, o diálogo e a reflexão sobre direitos presentes no cotidiano.
O filme foi disponibilizado de forma gratuita em parceria com o Circuito Fabulosa, iniciativa que integra o Clube Descoloniza e amplia a circulação de A Fabulosa Máquina do Tempo por diferentes espaços, territórios e públicos.
Cartilha transforma direitos em aprendizado
A programação também marca a apresentação e distribuição da do livro Dedé e Fefê em DEF GOODS, publicação interativa que utiliza desenhos para colorir e linguagem acessível para abordar direitos fundamentais.
O material trata de temas como identidade, proteção contra a violência, educação, igualdade, inclusão e respeito à diversidade. A publicação também apresenta informações sobre a atuação da Defensoria Pública e orienta as famílias sobre como buscar atendimento, incluindo um QR Code para localizar o núcleo da Instituição mais próximo.
O projeto “Defensoria com a Meninada” é desenvolvido em conjunto pelas Coordenações Cível, da Infância e Juventude. A iniciativa busca ampliar as ações de educação em direitos voltadas ao público infantojuvenil, com atividades que combinem informação, cultura, participação e acolhimento.
Serviço
Cine Defensoria – Projeto Defensoria com a Meninada (Sessão fechada)
- Data: sábado, 24 de outubro de 2026
- Horário: 9h30
- Local: Cine Jardins, Vitória (ES)
- Programação: exibição do documentário A Fabulosa Máquina do Tempo, roda de conversa sobre educação em direitos, dinâmica da Árvore de Palavras e distribuição da cartilha Dedé e Fefê em DEF GOODS.
Informação à Imprensa
Comunicação DPES
Francine Leite | Alexandre Souza | Victorhugo Amorim
(27) 99749-6345 | (27) 3198-3300
Instagram: @defensoria_publica_es