A Defensoria Pública leva Projeto Defensoras Populares para Comunidade de Santana

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) firma parceria no Projeto Defensoras Populares, com a Associação dos Moradores de Santana (AMOSAN), de Cariacica, no Espírito Santo, nesta quinta-feira (06), na Sede Administrativa da DPES.

O Projeto traz palestras sobre direitos humanos aplicados aos direitos e garantias fundamentais das mulheres e o funcionamento do sistema da justiça. É o primeiro curso de defensoras populares que será realizado dentro da comunidade, na sede da AMOSAN, com o intuito de ser replicado em outros bairros posteriormente.

O curso consiste na apresentação de dez módulos ministrados por Defensores Públicos (módulos sobre direito), sociedade civil (principalmente de movimentos sociais ligados aos direitos das mulheres) e também profissionais da área da saúde.

As palestras ministradas no Projeto têm como público alvo as mulheres que fazem parte da comunidade do bairro Santana, bem como mulheres residentes em bairros vizinhos. Serão cerca de 30 vagas, e, havendo disponibilidade, poderão participar do curso quaisquer mulheres que manifestem interesse dentro do prazo das inscrições.

Segundo a Defensora Pública Gabriela Larrossa de Oliveira, o diferencial do Projeto é que este será realizado na comunidade, tendo como público alvo exclusivamente mulheres. “Esse recorte de gênero foi sendo feito como forma de colaborar na prevenção contra a violência contra as mulheres no estado do Espírito Santo, tendo em vista o número alarmante de mulheres vitimas de violência doméstica familiar no estado. Visa um trabalho de desconstrução cultural”, explica Gabriela.

 “A mulher saber dos seus direitos e ter esse conhecimento é uma forma de prevenção contra a violência, pois a partir da informação obtida no curso a mulher em situação de violência saberá qual instituição procurar e qual a função de cada instituição dentro do sistema de justiça, no que se refere a garantia de direito das mulheres”, lembra a Defensora.

As inscrições para o curso, bem como a divulgação, ficarão a cargo da Associação, que fará uma assembleia, na próxima segunda-feira (10), às 19h30, para divulgar o Projeto para a comunidade.

Segundo Lula Rocha, colaborador da Associação de moradores, o Projeto trará para as mulheres participantes o empoderamento através da formação. “O intuito é que seja o início de uma parceria duradoura com a DPES, de forma a estreitar as relações com a comunidade, visando a garantia de direitos das mulheres”.

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES

Raquel de Pinho – comunicacao@dp.es.gov.br

Tel.: 3198-3010