Aborto: CineDefensoria propõe reflexão sobre vulnerabilidade e gênero

Cinema, indagação e debate: coisas tão distintas e ao mesmo tempo tão relacionáveis. E são os ingredientes do Cine Defensoria que acontece nesta quinta (17), no Cine Metrópolis, na Ufes.

Para levantar a discussão em torno do tema “Aborto e a Judicialização da Vida”, serão exibidos os curtas-metragens “Habeas Corpus” e “Uma história Severina”, dirigidos pela antropóloga Débora Diniz.

“Nossa proposta visa, sobretudo, analisar e debater temas relevantes para a sociedade a partir da exibição de filmes e documentários relacionados aos Direitos Humanos e ao trabalho da Defensoria Pública”, explica a Coordenadora de Direitos Humanos da Defensoria, Vivian Almeida.

Uma reflexão sobre vulnerabilidade e gênero

Detentores de vários prêmios nacionais e internacionais, os filmes exibidos nessa primeira edição de 2016 do CineDefensoria prometem levar o público a uma reflexão nua e crua sobre vulnerabilidade e gênero, e sobre o efeito devastador que o preconceito cultural, o machismo e os tabus exercem sobre a sociedade e a cidadania.

“Uma História Severina” (2005) conta o drama de Severina e seu marido, agricultores analfabetos da Zona da Mata de Pernambuco. Sua gestação teve o diagnóstico de anencefalia fetal. Ela estava internada em um serviço de aborto legal na vigência da liminar concedida pelo Ministro Marco Aurélio Mello, que permitia a antecipação do parto sem exigir outra autorização judicial, em 2004. A liminar foi cassada e Severina, grávida de 4 meses de um anencéfalo, e seu marido levaram inacreditáveis três meses para obter a autorização para antecipar o parto.

Na mesma linha, o documentário “Habeas Corpus” acompanha o sofrimento de Tatielle, uma mulher grávida de 5 meses de um feto que não sobreviveria ao parto e a obrigação de ter que continuar a gestação por conta de um habeas corpus anunciado por um padre que sequer a conhecia. A mulher foi mandada embora do hospital em que estava internada e agonizou cinco dias as dores de um parto proibido pela Religião e pela Justiça.

CineDefensoria

Data: 17 de Março
Horário: 19 Horas
Local: CineMetrópolis, no Campus da Ufes em Goiabeiras.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES

Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br

Tels.: 3222-4249 / 98817-6381