Iniciativas começam exclusivamente na unidade de Cariacica
Uma das metas do Planejamento Estratégico (PE) 2019-2023 da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo é ampliar o atendimento ao cidadão em todo Estado. Para alcançar esse objetivo, a Instituição está investindo em algumas frentes de atuação, são elas: a regionalização do atendimento; o uso da tecnologia para chegar a mais pessoas e a padronização dos processos e procedimentos. O objetivo é agilizar e aumentar a capacidade de atendimento à população.
Entre as ações previstas para dar celeridade ao atendimento, está o funcionamento aos sábados, das 8 às 12 horas, que terá foco no cadastramento dos dados do cidadão no sistema da Defensoria Pública, na análise prévia do caso para que sejam passadas as orientações sobre a documentação e no agendamento com um defensor público. O projeto piloto acontece na unidade de atendimento de Cariacica a partir de 19 de outubro.
Em outubro, também em Cariacica, a Defensoria Pública inicia a Defensoria 4.0 com agendamento com defensor público pelo WhatsApp. Para utilizar o serviço é preciso possuir cadastro no sistema da Defensoria, além de assinar um termo que autoriza o contato pela ferramenta, ambos feitos pessoalmente na unidade de atendimento. A Defensoria 4.0 funcionará a partir do dia 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Segundo o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, a excelência no atendimento ao cidadão é uma busca continua na Defensoria Pública. “Para a Instituição é desafiador equilibrar as necessidades da população que busca assistência jurídica, com o quadro enxuto de defensores públicos em exercício”.
O defensor geral ressalta que, para além dos desafios, a Defensoria Pública quer prestar um atendimento de qualidade e imediato, de modo que a população não precise esperar ou enfrentar filas.
Em números
Com uma população estimada em 381.285 pessoas, segundo o IBGE, Cariacica é o município que mais demanda atendimento da Defensoria Pública. De janeiro a setembro de 2019, a unidade da Cariacica atendeu 43.684 pessoas, com uma média de 4.853 pessoas beneficiadas por mês. Os temas relacionados ao direito de família são os mais demandados para orientação jurídica no município.