Atendimento de família via chat chega à Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus

Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus podem ter suas ações da área de família feitas por meio do chat da Defensoria 4.0 disponível no site www.defensoria.es.def.br. O serviço já está disponível e abrange os pedidos de pensão alimentícia, quando as partes são o pai, mãe e filhos; solicitações de pagamento de pensão em atraso (execução de alimentos) e ações de divórcio quando não há filhos e bens envolvidos.

O atendimento por meio do chat é feito pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), um dos pilares da Defensoria 4.0, projeto criado a partir do Planejamento Estratégico 2019-2023. O serviço foi lançado em outubro de 2020, com atendimento nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. Em 2021, foi ampliado para Mimoso do Sul e, neste ano, para Colatina. A ideia é que até 2023, todos os municípios com atuação da Defensoria Pública contem com o atendimento por meio do chat.

Em 2021, o serviço registrou 68.840 atendimentos e, até março deste ano, já foram realizados cerca de 11 mil atendimentos realizados. Pedidos de Pensão alimentícia, execução de alimentos e divórcio foram os mais frequentes.

Para o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, a Defensoria Pública vem trabalhando para ampliar e interiorizar seu atendimento. “A democratização do acesso ao nosso serviço é um dos motivos pelo qual investimentos na criação da Defensoria 4.0 que, nos últimos dois anos, tem sido uma ferramenta importante para concretizarmos este objetivo. Mas sabemos que existem muitos desafios a serem vencidos, pois muitos cidadãos ainda estão à margem do acesso a aparelhos de celular, computadores e internet”.