Atendimento de família via chat chega à Colatina

Os moradores de Colatina podem ter suas ações da área de família feitas por meio do chat da Defensoria 4.0 disponível no site www.defensoria.es.def.br. O serviço está disponível desde hoje (14) e abrange os pedidos de pensão alimentícia, quando as partes são o pai, mãe e filhos; solicitações de pagamento de pensão em atraso (execução de alimentos) e ações de divórcio quando não há filhos e bens envolvidos.
O atendimento por meio do chat é feito pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), um dos pilares da Defensoria 4.0, projeto criado a partir do Planejamento Estratégico 2019-2023. O serviço foi lançado em outubro de 2020, com atendimento nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. Em 2021, foi ampliado para Mimoso do Sul. A ideia é que até 2023, todos os municípios de atuação da Defensoria Pública contem com o atendimento por meio do chat.

De acordo com o defensor público-geral, Gilmar Alves Batista, como a demanda de família é muito grande na Defensoria Pública, e algumas são ações com menor complexidade jurídica, o atendimento por meio do chat veio como solução para evitar filas e acelerar o acesso do cidadão à justiça.

“A Central de Atendimento é parte de um projeto institucional importante, pois, além de acelerar os processos de menor complexidade jurídica, permite que a Defensoria Pública gerencie melhor os seus recursos internos”, afirma o defensor geral.

Em 2021, o serviço registrou 68.840 atendimentos. Pedidos de Pensão alimentícia, execução de alimentos e divórcio foram os mais frequentes.