Atendimento de família via chat chega à Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante

Os moradores de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante já podem acessar o chat da Defensoria 4.0, disponível no site www.defensoria.es.def.br, para solicitar pensão alimentícia, quando as partes são o pai, mãe e filhos; pagamento de pensão em atraso há três meses (execução de alimentos) e ações de divórcio quando não há filhos e bens envolvidos.

O atendimento por meio do chat é feito pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), um dos pilares da Defensoria 4.0, projeto criado a partir do Planejamento Estratégico 2019-2023. O serviço foi lançado em outubro de 2020, com atendimento nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra.

Em 2021, foi ampliado para Mimoso do Sul e, neste ano, para Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. A ideia é que até 2023, todos os municípios com atuação da Defensoria Pública contem com o atendimento por meio do chat.

Para o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, a ampliação do chat da Defensoria 4.0 é a forma mais ágil para democratização do acesso à Defensoria Pública. “Temos muitos desafios quanto ao atendimento ao cidadão, sendo a presença da Instituição em todo Estado o maior deles. Encontramos, na Defensoria 4.0, uma solução eficaz para não só interiorizar nosso serviço, como também agilizar o contato com o cidadão e resolução das demandas”.

Em 2021, o serviço registrou 68.840 atendimentos e, até junho deste ano, já foram cerca de 16.200 mil atendimentos realizados. Pedidos de Pensão alimentícia, execução de alimentos e divórcio foram os mais frequentes.