Atendimentos Laboratoriais e Dependência Psiquiátrica são discutidos em reunião na Defensoria Pública

Melhoria nos atendimentos laboratoriais é tema de reunião nesta segunda-feira, três de julho, no Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública de Cariacica. Foram discutidos assuntos relativos aos atendimentos iniciais, internações, demandas de medicamentos e integração dos setores.

Estiveram presentes membros da Defensoria Pública, da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a secretária de Saúde do município de Cariacica, Stéfane Legran Gonçalves Vilaça Macedo.

“A maior dificuldade da defensoria é que o assistido procure atendimento hospitalar especializado e chegue ao atendimento com o laudo psíquico, por exemplo”, ressalta a Defensora Pública Adriana Peres Marques do Santos. Para ela seria necessário um profissional que fosse à domicílio identificar esses casos.

Segundo a secretária de Saúde o município de Cariacica conta com um Projeto de transparência dos atendimentos de saúde, que futuramente todos os casos estarão registrados online, através de um software de cadastro.
De acordo com o Defensor Público Ivan Mayer Caron é preciso estreitar as relações entre a defensoria pública, a secretaria de Saúde e os profissionais responsáveis. “Nossa intenção não é judicializar, é resolver o problema”, constata.

Para finalizar a reunião ficou decidido que a secretária de Saúde irá verificar as possibilidades de melhorias no setor de comunicação interdisciplinar, bem como a contratação de mais profissionais da Saúde especializados para atender a demanda necessária e retornará à Defensoria com as possibilidades.

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES

Raquel de Pinho – comunicacao@dp.es.gov.br

Tel.: 3198-3010