Autoridades participam de inauguração da Defensoria em São Mateus

Diversas autoridades do município de São Mateus participaram, na manhã desta terça-feira (10), da inauguração da nova unidade de atendimento da Defensoria Pública Estadual em São Mateus. Com mais de 400 m², a estrutura conta com espaços humanizados para acolhimento do cidadão do município, composta por nove gabinetes, quatro salas de atendimento, duas salas de conciliação, recepção geral e outros espaços administrativos.  

Na ocasião, o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, falou da importância dos investimentos feitos na estruturação das unidades de atendimento desde 2019. “Toda nossa proposta de ação foi guiada pelo Planejamento Estratégico 2019-2023, nele prevíamos a modernização de núcleos como o de São Mateus, inaugurado em meados de 2012, que precisava de espaço mais amplo e de acordo com as necessidades do município”.

Foto: Thiago Guimarães

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Fundão, a Defensoria Pública é uma instituição essencial para os cidadãos de São Mateus. As palavras do vereador foram reforçadas pelas do diretor do Fórum Municipal, Lucas Modenesi, e do procurador de Justiça Cleber Tótola, que ressaltaram a importância da atuação da Instituição na garantia do acesso dos mais vulneráveis à justiça.

Segundo a defensora pública, Daniela Machado Borgo, diretora administrativa da unidade, o novo espaço traz dignidade tanto ao cidadão, quanto aos defensores e colaboradores que atuam no município. Já o presidente da Associação dos defensores e defensoras públicas do Estado, Luís Gustavo de Gois Vasconcelos, frisou a importância da estruturação institucional para a valorização da Defensoria e dos defensores.

Foto: Thiago Guimarães

O subdefensor público-geral, Vinícius Chaves de Araújo, lembrou da implantação da primeira unidade em São Mateus, as dificuldades enfrentadas na época, e como foi a jornada administrativa, guiada pelo Planejamento Estratégico, até a inauguração da nova unidade nesta terça-feira.

Para o corregedor-geral, Saulo Alvim Couto, a atuação da Defensoria Pública tem sido pautada em planejamento e melhoria contínua dos processos, resultando em uma Instituição mais forte e valorizada.