Cerca de 450 mil pessoas buscaram orientação jurídica na Defensoria Pública em 2021

O ano de 2021 foi de retomada e esperança, com a chegada da vacina contra a Covid-19 e o início da imunização da população. Na Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, o ano foi marcado pela continuidade do trabalho de orientação jurídica ao cidadão de forma virtual e pela retomada do atendimento presencial, no mês de agosto. No total, a Instituição contabilizou 446.479 atendimentos.

A retomada do atendimento presencial, em agosto, foi um dos destaques do ano, com 87.410 mil pessoas beneficiadas. Aqueles que buscam a modalidade presencial, geralmente, não têm acesso a equipamentos e internet para fazer contato com a Defensoria Pública.

“Durante o ano, analisamos bem o cenário para definir o melhor momento para retomar o atendimento presencial. Isso porque sabemos que muitas pessoas não têm acesso aparelho celular, nem mesmo à internet. Nossa preocupação é que nosso atendimento seja amplo e diversificado para que o cidadão tenha opção”, explica o defensor público-geral, Gilmar Alves Batista.

A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), que atende as demandas da Defensoria 4.0 por meio do site (www.defensoria.es.def.br), registrou 68.840 atendimentos em 2021, todos na área de família. Pedidos de Pensão alimentícia, execução de alimentos e divórcio foram os mais frequentes.

De acordo com o defensor geral, a Central é parte de um projeto institucional importante, pois, além de acelerar os processos de menor complexidade jurídica, permite que a Defensoria Pública gerencie melhor os seus recursos internos.

Em maio, a Instituição definiu a estrutura, organização e atribuição da CAC e, em julho foi inaugurada a sala de atendimento ao cidadão. Atualmente, a Central está direcionada para o atendimento das demandas de família, mas sua estrutura permite que seja ampliada para outras áreas do direito. Além do atendimento, a CAC está apta a elaborar petições iniciais para ações de divórcio consensual, sem bens e filhos; ação de alimentos e execução de alimentos.