Cidadãos afetados pelas chuvas podem acionar a Defensoria  

Os cidadãos do Espírito Santo afetados pelas chuvas que atingem o Estado, podem procurar a Defensoria Pública para receber orientação. O defensor público, Rafael Portela, explica que Instituição está à disposição da população para prestar orientações sobre benefícios sociais, requisição de segunda via de documentos, entre outros. “Muitas famílias são afetadas pelas fortes chuvas e acabam em situação de extrema vulnerabilidade, precisando do apoio das instituições e do poder público. A Defensoria está à disposição para atender esses cidadãos e adotar as providências necessárias e garantir seus direitos”.   

Algumas situações nas quais a Defensoria pode ser acionada: 

  • Solicitação de 2ª via de documentos pessoais; 
  • Acesso a políticas públicas de caráter assistencial, saúde e outros; 
  • Extrema vulnerabilidade de idosos, crianças, mulheres e pessoas com deficiência; 
  • Ações relacionadas a eventuais interdições promovidas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros;   
  • Procedimentos relacionados a casos de óbitos decorrentes das chuvas, como a expedição de alvarás ou o contato com o Instituto Médico Legal (IML).  

Como ser atendido 

Pelo site 

  • Acesse wwww.defensoria.es.def.br 
  • Clique na imagem “Agendamento Virtual” 
  • Preencha todos os dados até a conclusão do atendimento 
  • Ao final, fique atento para o número de protocolo que é gerado automaticamente.  

Nas unidades 

  • Acesse www.defensoria.es.def.br 
  • Clique no ícone “Endereços” 
  • Procure a unidade do seu  
  • O atendimento presencial pode levar mais tempo, pois as prioridades por lei e os agendamentos serão atendidos primeiro. 

Municípios sem unidade da DPES 

Nos casos das cidades que não contam a presença da Instituição, o contato pode ser feito pelo WhatsApp, no número (027) 99848-1005.