Condege cria grupo de trabalho para atuar na crise dos Yanomami

O defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo, participou nesta quinta-feira (09) de seu primeiro compromisso oficial, a 71° reunião do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). Na ocasião, os defensores gerais aprovaram a criação de um grupo de trabalho para atuar, emergencialmente, junto ao povo da Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

O grupo vai atuar no enfrentamento da crise humanitária vivida pelos povos indígenas em razão do garimpo ilegal, estabelecendo a dignidade dos moradores da região. Além disso, foi definida a criação de uma comissão para tratar de ações estratégicas que atendam as demandas dos povos originários e tradicionais.

Após a reunião ordinária, os líderes das Defensorias Públicas se reuniram, no Palácio do Planalto, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para discutir projetos institucionais e outras demandas das defensorias do Brasil.

Condege

O Condege tem como missão formular, coordenar, articular e promover os interesses comuns das Defensorias Públicas Estaduais e do Distrito Federal existentes no país, bem como fomentar uma política institucional, com foco em práticas administrativas e de gestão voltadas ao aperfeiçoamento com o propósito de fortalecer a ordem democrática e garantir o acesso integral e gratuito à Justiça. Os encontros reúnem líderes das Defensorias Públicas de 20 Estados e do Distrito Federal.