O Conselho Nacional das Corregedoras e Corregedores Gerais das Defensorias Públicas (CNCG) esteve reunido em Vitória, nesta quinta-feira (28), durante a LIV Reunião Ordinária. Foram discutidos, entre outros temas, a alteração do estatuto do colegiado; a atuação em carta precatória, por meio de vídeo conferência, em outro estado e o funcionamento da Processo Judicial Eletrônico (PJe).
“A ideia do colegiado é de unidade. Discutimos as questões que tocam as Defensorias em particular, para pensarmos soluções comuns que ajudem na evolução institucional”, avalia o presidente do CNCG, Marcus Edson de Lima.
A realização da reunião do Conselho no Espírito Santo dá aos corregedores a oportunidade de conhecer as boas práticas da Defensoria Pública do Estado, avalia Saulo Alvim Couto, corregedor-geral da Instituição e 2º secretário-geral do CNCG.
Durante sua passagem pela reunião, defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, destacou a importância dos debates realizados pelo colegiado para o fortalecimento das Defensorias do Brasil.
Visita
Além da reunião ordinária, os corregedores seguem para uma visita às instalações da Defensoria Pública do Espírito Santo, prevista para esta sexta-feira (29). O grupo irá conhecer o projeto de atendimento a distância Defensoria 4.0.
O serviço funciona por meio do WhatsApp e do chat em www.defensoria.es.def.br. Desde sua criação, no Planejamento Estratégico 2019-2023, o projeto já beneficiou mais de 700 mil pessoas e reduziu em 60% o tempo de espera por atendimento.