Defensoria 4.0 ultrapassa 700 mil atendimentos desde sua criação

O projeto Defensoria 4.0, atendimento a distância da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, ultrapassou neste mês a marca dos 700 mil atendimentos desde sua criação em 2019, no Planejamento Estratégico 2019-2023. O serviço funciona por meio do WhatsApp e de uma Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) que pode ser acessada em www.defensoria.es.def.br.

Atualmente, a Central está direcionada para o atendimento das demandas de família, mas sua estrutura permite que seja ampliada para outras áreas do direito. Além do atendimento, a CAC está apta a elaborar petições iniciais para ações de divórcio consensual, sem bens e filhos; ação de alimentos e execução de alimentos.

De acordo com o defensor geral, o projeto Defensoria 4.0 é um marco na estrutura de atendimento da Defensoria Pública, pois permite que a Instituição amplie seus canais de acesso ao cidadão. “A Defensoria 4.0 foi criada para flexibilizar e ampliar o atendimento. Além de beneficiar o cidadão, que não precisa se deslocar até uma unidade de atendimento, a Instituição consegue administrar melhor seus recursos humanos e materiais”.

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Pandemia

O projeto Defensoria 4.0 foi lançado em 2019, no município de Cariacica, e, em março de 2020 foi ampliado para todo Estado em decorrência da pandemia da Covid-19. Com isso, a Defensoria Pública conseguiu manter a prestação de orientação jurídica ao cidadão de forma remota.

Como funciona o atendimento?

As demandas por atendimento chegam através da Central de Atendimento a Distância ou por meio de aplicativo de mensagens (WhatsApp) e passam pela triagem para a checagem da documentação enviada. Na sequência, os documentos, a descrição do caso e os dados do assistido são registrados no Sistema Solar e encaminhados para análise do defensor público. O cidadão é informado deste processo e que será necessário um tempo de espera para que o defensor retorne com uma resposta sobre o caso.

Serviço

Números de WhatsApp da Defensoria 4.0 – acesse aqui

Acesso ao chat da Defensoria 4.0 – acesse aqui