Defensoria apura situação dos asilos durante a pandemia do coronavírus

Desde que foi decretado o estado de pandemia pelo novo coronavírus, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo vem apurando a situação dos idosos nas instituições de longa permanência de todo Estado. Das 43 instituições oficiadas, em 33 municípios, muitas apontaram algum tipo de dificuldade para atender as orientações das autoridades de saúde para a prevenção do contágio pela Covid-19. Faltam equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, para o trato com os idosos, produtos de limpeza e álcool em gel.

Com as respostas, a Defensoria tem oficiado as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios solicitando providências para a distribuição dos materiais em falta nos lares e abrigos para idosos.  Caso as secretarias de saúde não respondam, a DPES tomará as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Foram oficiadas até o momento as Secretarias Municipais de Saúde de Muqui, Alegre, Aracruz, Vila Velha, Nova Venécia, Viana, São José do Calçado, Marechal Floriano, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.