Defensoria divulga nova composição dos núcleos especializados

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo divulgou nesta sexta-feira (12) a nova composição dos nove núcleos especializados. Com destaque para o incremento da equipe do Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), que vem desempenhando um trabalho essencial no combate à violência e na proteção e garantia de direitos das mulheres.

Outro anúncio importante é a implantação, em breve, de equipe multidisciplinar composta por psicólogo e assistente social para auxiliar no atendimento ao cidadão.

De acordo com o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, o objetivo do atendimento multidisciplinar é qualificar ainda mais o atendimento ao cidadão. “Estamos profissionalizando nosso atendimento para alcançar outras áreas técnicas além do direito, assim conseguiremos acolher melhor nosso assistido, especialmente aqueles que passam por situações traumáticas”.

Além do Nudem, a Defensoria Pública conta com os seguintes núcleos especializados: Atendimento e Triagem; Direitos Humanos; Execução Penal; Presos Provisórios; Defesa Agrária e Moradia; Atuação em Desastres e Grande Empreendimentos; Tribunais Superiores e de Infância e Juventude.

A atuação especializada é fundamental para a garantia ampla do acesso à justiça. Para ser ter uma ideia, em 2020, no auge da pandemia do novo coronavírus, a atuação dos Núcleos Especializados aumentou em 80%, com destaque para ações civis públicas em defesa das populações vulneráveis.