Defensoria do ES promove debate internacional sobre feminismo anticarcerário e mortes em prisões

Evento online, no dia 27 de março, reúne especialistas da Argentina e do Brasil para discutir o encarceramento feminino e a crise do sistema prisional na América Latina.

A Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), por meio de sua Escola Superior (ESDPES), realiza no próximo dia 27 de março, o seminário online “Feminismo Anticarcerário e Mortes em Prisões”. O encontro, transmitido ao vivo pela plataforma Google Meet, é aberto ao público e propõe um diálogo qualificado sobre o impacto do encarceramento nas mulheres e os índices de letalidade nas unidades prisionais latino-americanas.

O debate parte da premissa de que as mulheres privadas de liberdade constituem um grupo em situação de extrema vulnerabilidade. 

Para a Defensoria Pública, o encarceramento feminino ocasiona reflexos mais graves que o masculino, impactando diretamente o exercício de direitos reprodutivos e sexuais, além de provocar o rompimento de laços afetivos e a precarização da estrutura do núcleo familiar como um todo.

Programação com referências internacionais

A programação reunirá nomes de peso no cenário jurídico internacional. Entre os palestrantes está a criminóloga feminista e advogada Alicia Alonso Merino, doutora em Direito e pesquisadora de referência em estudos sobre encarceramento, e o professor Gabriel Ignacio Anitua, especialista em Direito Penal e Política Criminal, com atuação acadêmica e institucional na Argentina. 

O debate será enriquecido pelas contribuições de Ricardo Genelhu, doutor em Direito Penal e professor, e da defensora pública Camila Dória Ferreira, que atua na área da infância e juventude e possui experiência em políticas de proteção de direitos. A abertura do evento será conduzida pelo defensor público Pedro Pessoa Temer.

Como participar

O evento é gratuito e não requer inscrição prévia. Para acessar a transmissão ao vivo, basta clicar no link abaixo no dia do evento: 

AO VIVO em 27/03 ás 9h: Clique aqui para participar do Evento Online “Feminismo Anticarcerário e Mortes em Prisões” 

Serviço
Evento: Feminismo Anticarcerário e Mortes em Prisões
Data: 27 de março
Horário: 9h às 11h15
Formato: Online (via Google Meet)
Acesso ao vivo: https://meet.google.com/uvp-ckkz-nxo
Realização: Escola Superior da Defensoria Pública do Espírito Santo (ESDPES) e Defensoria Pública do ES
Público: Aberto ao público

Programação:

9h – Abertura: Pedro Pessoa Temer

9h20 – Painel: Encarceramento Feminino

  • Exposição: Alicia Alonso Merino
  • Debatedora: Camila Dória Ferreira 

10h10 – Painel: Mortes em Prisões na América Latina

  • Exposição: Gabriel Ignacio Anitua
  • Debatedor: Ricardo Genelhu