A Defensoria Pública do Espírito Santo e o Procon Estadual realizam de quarta (13) à sexta (15) uma ação de negociação de dívidas de consumidores com diversas empresas de bens, serviços, bancos e financeiras. O mutirão acontece de 9 às 18 horas, na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro de Vitória. A ação é aberta ao público e, para participar, é preciso levar RG, CPF, comprovante de renda e residência, além dos documentos do caso do qual precisa de ajuda.
O mutirão acontece em alusão à semana do consumidor, no qual muitas empresas aproveitam para fazer promoções e oferecer benefícios às pessoas. O defensor público do Núcleo de Defesa do Consumidor, Ivan Mayer Caron, afirma que o cidadão precisa ficar alerta para não cair no superendividamento. Este fenômeno, segundo o defensor atinge cerca de 80% das famílias brasileiras e é causador de grandes transtornos na vida privada e social.
“Além de negociar as dívidas, nesta ação com o Procon vamos também orientar para que as pessoas tenham uma relação saudável com o consumo”, explica Mayer. A expectativa, segundo o defensor, é conseguir conciliar boa parte dos problemas que aparecerem durante o mutirão.