Defensoria fecha 2023 com mais de meio milhão de atendimentos 

Mais de meio milhão de pessoas foram atendidas pela Defensoria Pública do Espírito Santo em 2023. A maior demanda continua sendo a área de família, com ações de pensão, divórcio e guarda liderando os pedidos feitos à Instituição. A consolidação da Defensoria 4.0, com lançamento do agendamento virtual, e a expansão do atendimento itinerante, com a Defensoria em Todo Lugar, foram algumas ações de destaque do ano. 

De acordo com o defensor público-geral do Estado, Vinícius Chaves de Araújo, 2023 foi um ano de diversificação. “Nosso objetivo institucional é expandir a atuação da Defensoria Pública e chegar a todas as comarcas, mas essa é uma ação em longo prazo. A curto e médio prazo realizamos atendimento itinerantes e mutirões, como o realizado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para retificação de registro civil no primeiro semestre”.  

Chaves afirma que o trabalho de fortalecimento da atuação da Defensoria é constante e requer estratégia e planejamento. “Somos uma instituição essencial no sistema de justiça, razão pela qual investimos na melhoria continua do atendimento para ampliar o acesso do cidadão aos nossos serviços. Por isso a diversificação é tão importante”.  

Entre as ações de diversificação, destacam-se o atendimento aos sábados em Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha, com 2.500 atendimentos em 2023, e a Defensoria em Todo Lugar, com 1.100 pessoas beneficiadas pelo atendimento itinerante. O agendamento virtual foi outra ação importante de ampliação do acesso à Defensoria. Por meio da ferramenta, cerca de 13 mil pessoas puderam fazer contato inicial com a Instituição sem deslocamento.  

Atendimento inicial teve aumento de mais de 16% em 2023  
 
O atendimento inicial é o primeiro passo do cidadão quando procura a Defensoria Pública do Espírito Santo. O setor é responsável pelo contato inicial, no qual é repassada a demanda desejada, recolhidos os documentos relacionados a ela e dadas as orientações sobre os próximos passos do processo.   

 Em 2023 foram registrados 10.147atendimento, 16,5% a mais que em 2022, quando foram realizados 8.719 atendimentos. Por mês, cerca de 900 pessoas passam pelo atendimento inicial com as mais variadas demandas, sendo as questões de família, como divórcio, pensão e guarda as mais populares.