Defensoria inspeciona HIMABA após denúncias de violação de direitos e possível falta de equipamentos  

A Defensoria Pública do Espírito Santo inspecionou na última semana o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), após denúncias de possíveis violação dos direitos humanos, superlotação e falta de equipamentos.  

A inspeção constatou que há um número excessivo de pessoas aguardando consultas médicas, inclusive de outros municípios. Além disso, há uma longa lista de espera para algumas especialidades, como neuropediatra. A estrutura do hospital precisa de reformas e manutenção, inclusive de renovação do mobiliário.   

Devido às condições e melhorias que precisam ser adotadas, a Defensoria Pública irá oficiar a Secretaria de Saúde (Sesa) para que as devidas medidas sejam executadas, para garantir que crianças e adolescentes que necessitam de atendimento tenham o direito à saúde devidamente assegurado. 

Os órgãos da Defensoria Pública responsáveis pela inspeção foram: a Coordenação e o Núcleo da Infância e Juventude; o Grupo de Prevenção e Combate à Tortura contra Crianças Adolescentes e Jovens e o Grupo de Trabalho da Promoção do Direito de Saúde.