Nesta quinta-feira (15) é celebrado o Dia do Cliente, mas diante de tantas fraudes financeiras através de pagamentos virtuais é preciso estar atento para não cair em golpes.
A digitalização dos sistemas bancários proporcionou muitas facilidades para a sociedade. No entanto, criminosos estão aproveitando o maior tempo online das pessoas e o aumento das transações digitais para aplicar golpes financeiros.
O Brasil registrou, no primeiro semestre desse ano, cerca de 3 milhões de tentativas de fraude, segundo levantamento do Mapa da Fraude realizado pela ClearSale, empresa especialista em prevenção e gerenciamento de risco.
O estudo, que analisou os dados do e-commerce, apontou que o número de tentativas de fraude no país entre janeiro e junho de 2022 cresceu 9% na comparação ao mesmo período do ano de 2021. Entre as categorias que mais sofreram tentativas estão eletrônicos (9,01%), celular (7,94%) e games (5,65%).
Para ajudar o cidadão a se proteger de possíveis golpes o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado indica:
– Tome muito cuidado com informações que são publicadas em redes sociais. Nunca deixe exposto seu número de celular;
– Caso seja procurado por alguém por qualquer meio, seja WhatsApp ou outros, solicitando dinheiro, senhas de banco, mesmo que seja de pessoas conhecidas, não o faço até certificar-se da identidade;
– Não compartilhe seu código de autenticação do WhatsApp;
– Evite compartilhar dados pessoais em mensagens;
– Não compartilhe senhas de acesso (cartão, transações eletrônicas – Pix, TED etc);
– Não acesse links suspeitos ou promoções muito tentadoras enviadas por mensagem;
– Mantenha sempre seu dispositivo com as últimas atualizações de segurança e solução antivírus. Sempre use sistemas operacionais e programas legítimos e baixe aplicativos de lojas oficiais;
– Lembre-se que o banco não solicita senhas de acesso através de telefone, SMS, WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mídia social;
– Não acesse serviços do banco a partir de dispositivos de outras pessoas;
– Ative a confirmação em duas etapas do WhatsApp;
– Evite baixar ou instalar arquivos que receber por mensagem;
– Ative o bloqueio temporário de tela com senha;
– No celular, computador e tablets nunca use a opção “salvar senha” em dispositivos, navegadores, sites e aplicativos;
– Sempre use como “e-mail de recuperação” um endereço de e-mail que não seja possível acessar do seu próprio celular. Dessa forma, a pessoa que encontrar seu aparelho não conseguirá substituir suas senhas.