Defensoria orienta sobre proteção contra golpes financeiros

Nesta quinta-feira (15) é celebrado o Dia do Cliente, mas diante de tantas fraudes financeiras através de pagamentos virtuais é preciso estar atento para não cair em golpes. 

A digitalização dos sistemas bancários proporcionou muitas facilidades para a sociedade. No entanto, criminosos estão aproveitando o maior tempo online das pessoas e o aumento das transações digitais para aplicar golpes financeiros.  

O Brasil registrou, no primeiro semestre desse ano, cerca de 3 milhões de tentativas de fraude, segundo levantamento do Mapa da Fraude realizado pela ClearSale, empresa especialista em prevenção e gerenciamento de risco.  

O estudo, que analisou os dados do e-commerce, apontou que o número de tentativas de fraude no país entre janeiro e junho de 2022 cresceu 9% na comparação ao mesmo período do ano de 2021. Entre as categorias que mais sofreram tentativas estão eletrônicos (9,01%), celular (7,94%) e games (5,65%).  

Para ajudar o cidadão a se proteger de possíveis golpes o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado indica: 

– Tome muito cuidado com informações que são publicadas em redes sociais. Nunca deixe exposto seu número de celular; 

– Caso seja procurado por alguém por qualquer meio, seja WhatsApp ou outros, solicitando dinheiro, senhas de banco, mesmo que seja de pessoas conhecidas, não o faço até certificar-se da identidade; 

– Não compartilhe seu código de autenticação do WhatsApp; 

– Evite compartilhar dados pessoais em mensagens; 

– Não compartilhe senhas de acesso (cartão, transações eletrônicas – Pix, TED etc); 

 – Não acesse links suspeitos ou promoções muito tentadoras enviadas por mensagem; 

 – Mantenha sempre seu dispositivo com as últimas atualizações de segurança e solução antivírus. Sempre use sistemas operacionais e programas legítimos e baixe aplicativos de lojas oficiais; 

 – Lembre-se que o banco não solicita senhas de acesso através de telefone, SMS, WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mídia social; 

– Não acesse serviços do banco a partir de dispositivos de outras pessoas; 

– Ative a confirmação em duas etapas do WhatsApp; 

 – Evite baixar ou instalar arquivos que receber por mensagem; 

 – Ative o bloqueio temporário de tela com senha; 

  – No celular, computador e tablets nunca use a opção “salvar senha” em dispositivos, navegadores, sites e aplicativos; 

– Sempre use como “e-mail de recuperação” um endereço de e-mail que não seja possível acessar do seu próprio celular. Dessa forma, a pessoa que encontrar seu aparelho não conseguirá substituir suas senhas.