Defensoria pede ampliação de pontos de vendas e horários de atendimento do Cartão GV

Tendo em vista a dificuldade dos usuários de transporte coletivo da Grande Vitória para comprar e recarregar o Cartão GV, a Defensoria Pública do Estado o Espírito Santo notificou as empresas concessionárias para que sejam ampliados os postos de venda e o horário de atendimento ao público. As empresas têm até o dia 14 de setembro para apresentar uma resposta.

A recomendação, que foi protocolada no último dia 30 de agosto, pede, além da ampliação do horário e do número de pontos de vendas, postos e guichês de atendimento, a possibilidade de recarga por meio de site ou aplicativo. A Defensoria Pública ainda não recebeu uma resposta oficial das empresas notificadas sobre as providências que estão sendo tomadas.

Os defensores públicos do Grupo de Monitoramento da Mobilidade Urbana (GMOB) identificaram que a atual oferta de postos de atendimento ao público para comprar e recarga do Cartão GV, bem como o horário de atendimento, de 8 às 16h ou 16h30, é insuficiente para suprir a necessidade do cidadão. Há, segundo os defensores, longas filas de espera nos atuais postos de atendimento e o horário disponível coincide com a jornada de trabalho dos usuários.

“É necessário que os guichês e pontos de venda fiquem abertos nos horários em que os ônibus estejam circulando, caso contrário os usuários perderão muito tempo tentando, simplesmente, comprar e recarregar o cartão, sendo que cabe às empresas e à própria Ceturb facilitar o acesso”, afirma o defensor público Vitor Ramalho, do GMOB.