Defensoria Pública assume vice-presidência do Conselho Estadual das Mulheres no ES

Defensora Fernanda Prugner tomou posse em cerimônia na Assembleia Legislativa

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) assumiu, nesta quinta-feira (05), a vice-presidência do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes) para o biênio 2026-2027. A defensora pública Fernanda Prugner tomou posse em solenidade realizada na Assembleia Legislativa, reafirmando o papel da Instituição na fiscalização e proposição de políticas públicas voltadas às capixabas.

O evento foi prestigiado pelo Defensor Público-Geral, Vinícius Chaves de Araújo, e por uma comitiva de defensores públicos, reforçando a união da Instituição em torno da pauta. A nova composição do conselho marca um período de gestão voltado à sociedade civil, mantendo o caráter deliberativo e o compromisso com a igualdade de gênero.

Em sua fala, a nova vice-presidente do Cemides destacou que o foco da gestão será a atualização das metas de proteção no Estado. 

“O conselho é deliberativo e fiscalizador. Temos um plano estadual que precisamos repactuar este ano com ações concretas entre o Estado e a sociedade civil. Temas como o enfrentamento ao feminicídio e a violência doméstica são pautas permanentes que exigem nossa vigilância total”, afirmou Fernanda Prugner, que na Defensoria atua como Coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres.

Canal exclusivo de atendimento para mulheres em situação de violência

Para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a Defensoria Pública disponibiliza um canal exclusivo e seguro: o Canal da MulherCLICK DELAS.

Por meio desta ferramenta, é possível realizar o requerimento de medidas protetivas de forma 100% online e segura

  • Basta preencher o formulário inicial no site oficial (ou clicando aqui).
  • Próximo passo: Este é um atendimento preliminar. Após o envio das informações, uma equipe especializada da Defensoria entrará em contato pelo telefone informado para finalizar o atendimento com total sigilo e garantir a proteção necessária.

Quem estiver com dificuldade com o canal online deve procurar uma unidade física da Defensoria Pública.

  • Acesse www.defensoria.es.def.br
  • Clique no ícone “Endereços”
  • Procure a unidade da Defensoria Pública mais próxima de você.

Informação à Imprensa

Coordenação de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo
Francine Leite
Alexandre Souza

Contato: (27) 99749-6345/ (27) 3198 – 3300
Instagram: @defensoriapublica_es
Facebook: Defensoria Pública do Espírito Santos