A Defensoria Pública inaugura sala dentro do Tribunal de Justiça do Estado

“Sem dúvida nenhuma, uma conquista histórica dentro do principal prédio do poder judiciário”, afirmou a Defensora Pública-Geral do Estado, a Doutora Sandra Mara Vianna Fraga.

Com o objetivo de qualificar e humanizar cada vez mais o atendimento à população, oferecendo uma melhor estrutura aos assistidos e aos Defensores Públicos, uma sala de atendimento dentro do prédio do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) foi inaugurada na tarde de ontem. O espaço foi cedido pelo TJ-ES e a solenidade de assinatura do convênio, entre o referido órgão e a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), realizada no próprio Gabinete da Presidência, reuniu diversas autoridades.

Para a Defensora Pública-Geral do Estado, a Doutora Sandra Mara Vianna Fraga, o espaço é um reconhecimento pelo poder judiciário da importância da atuação da DPES e um avanço na assistência à população. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento do serviço prestado e sem dúvida, a população será melhor assistida a partir de agora”, garantiu.

Com cerca de 50 metros quadrados de área, a sala fica no primeiro pavimento do edifício, situado no bairro Enseada do Suá, em Vitória, e conta com recepção e dois gabinetes climatizados para o atendimento privativo aos assistidos. Anteriormente, esse atendimento era dificultado pela própria falta de estrutura, de acordo com o Subdefensor-Geral do Estado, o Doutor Fábio Ribeiro Bittencourt.

“A Defensoria Pública já participa dos plantões do Tribunal Judiciário há 17 anos e durante esse período, os Defensores Públicos reclamavam muito da ausência de acesso à internet e de equipamentos, do fato de não poderem digitar e imprimir petições e também da falta de um espaço adequado para o atendimento às partes. Uma alternativa seria usar uma sala da Defensoria Pública em um prédio próximo. No entanto, o presidente do TJ-ES entendeu a relevância do serviço prestado pela Defensoria Pública e concedeu esse espaço que vai permitir um atendimento mais humanizado à população”, explicou Bittencourt.

Boa relação

Em seu discurso diante das autoridades presentes, o presidente do TJ-ES, o Desembargador Annibal de Rezende Lima, destacou a boa relação entre as instituições. “Tenho certeza que esse gesto representa a consolidação da relação que os Magistrados e os Defensores Públicos têm, uma relação cordial e muito fraterna. É com muita alegria que, no crepúsculo da minha gestão, eu consiga cumprir esse propósito que já tinha há algum tempo. É com muito orgulho que entrego essas chaves nas mãos da Doutora Sandra”, comemorou

      “Essa estrutura é fundamental para que os plantões funcionem com agilidade, com rapidez e a Defensoria Pública vai conseguir oferecer mais suporte à população. Anteriormente, era mais difícil. O atendimento vai ser mais humanizado e mais ágil”. Doutora Flavia Benevides de Souza

 “Acho que a sala vai permitir uma presença da Defensoria Pública junto ao Tribunal de Justiça que marca um maior atendimento e o acesso mais fácil do assistido à Justiça. Nos plantões, será de suma importância porque a Instituição vai ter um ambiente privativo para fazer os requerimentos, as petições, entre outros trabalhos”. Doutora Germana Monteiro de Castro

 

Gabinete da sala inaugurada / Fotos: Divugação

Gabinete da sala inaugurada / Foto: Divulgação

 

Recepção da sala inaugurada / Fotos: Divulgação

Recepção da sala inaugurada / Foto: Divulgação

Arte

O espaço também ganhou uma arte exclusiva do grafiteiro Vinicius Torneri Abreu, muito apreciada pelos convidados. O artista, um reeducando que participa do projeto Além das Grades cujo objetivo é demonstrar que a Defensoria Pública tem um papel  muito além do processo e da atuação na unidade prisional e, principalmente, dentro da execução penal, conta que utilizou tinta spray para imprimir a logo da DPES, mas de forma bem estilizada. Preso há seis anos, atualmente está na Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV), em regime semiaberto.

Logomarca da Defensoria Pública estilizada pelo reeducando Vinicius Torneri Abreu / Foto: Divulgação

Logomarca da Defensoria Pública estilizada pelo reeducando Vinicius Torneri Abreu / Foto: Divulgação

Foto principal: Ascom TJ-ES

Por Wesley Ribeiro