Defensoria Pública lança cartilha com orientações sobre superendividamento 

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos do Consumidor (Nudecon), lançou o material educativo “Cuidado com o superendividamento”, que traz informações importantes sobre finanças pessoais e como evitar o endividamento excessivo. O guia informa as causas do superendividamento, como evitar e os cuidados que devem ser adotados no ato de contratação de um empréstimo. 

Além da cartilha, a Defensoria Pública tem feito um trabalho de orientação jurídica e educação em direitos ao cidadão que possui dívidas com instituições financeiras, como foi o caso do mutirão de renegociação realizado na última semana. Na ocasião, mais de 300 pessoas estiveram na sede da Defensoria para solucionar pendências financeiras com a Dacasa. Foram mais de R$ 600 mil em dívidas renegociadas com descontos que superaram a marca dos 60%.  

Para o coordenador Cível, Vitor Ramalho, a informação é a principal arma do cidadão contra o superendividamento. “As pessoas estão vivendo um momento complicado, com a crise financeira obrigando muitas famílias a contrair empréstimos e sem condições de arcar com o ônus dessa dívida. Por essa razão, a Defensoria Pública produziu o material educativo e realizou esse mutirão, para dar visibilidade a um tema que tem tirado o sono de muita gente”. 

A cartilha completa pode ser acessada aqui.