Defensoria Pública participa de seminário em São Paulo sobre a tragédia ambiental de Mariana

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) esteve presente no Seminário “Precisamos falar sobre Mariana” que aconteceu em São Paulo na última sexta-feira (30) em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). O evento contou com a presença do Defensor Público Rafael Portella, integrante do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (Nudam).

O seminário abordou questões relacionadas ao desastre ambiental de Mariana, Minas Gerais, que ocorreu em 2015 e teve como objetivo impedir o esquecimento da temática nos debates. O evento examinou os aspectos envolvendo a empresa Samarco S/A, a respeito da recuperação ambiental, dos impactos sociais, da compensação e recuperação no contexto de responsabilidade social, credibilidade empresarial e opinião pública.

O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas que trouxeram suas opiniões críticas e experiências em relação a recuperação e restabelecimento da ordem no que tange ao rompimento da barragem e seus posicionamentos acadêmicos. “O evento é importante pois demonstra o quão rico é a temática do desastre ambiental da bacia do Rio Doce e a necessidade constante de privilegiar debates interdisciplinares a respeito do tema”, afirma o Defensor Rafael Portella

 

Por Juliane Mariani