Defensoria Pública recebe órgãos ambientais e da Justiça para tratar das reparações socioambientais em Linhares

Nesta quarta-feira (01), em reunião na Sede da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, instituições do sistema de justiça e dos órgãos ambientais realizaram debate na busca das melhores medidas a serem implementadas em caráter de urgência para diminuir os impactos socioambientais causados no Município de Linhares.

A grande preocupação do grupo persiste na aproximação do período chuvoso em que episódios de enchentes são muito comuns na região de Linhares. Esta situação é agravada com o atual estado de poluição do Rio Doce em razão do rompimento da Barragem de Fundão.

Na ocasião foi discutida a complexidade das questões  técnicas  que envolvem a elaboração de compensações e reparações socioambientais no Município de Linhares.

Para o Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (Nudam) esse é apenas um passo na interlocução das instituições para o melhor resultado possível na defesa dos direitos dos atingidos para a tomada de medidas judiciais e extrajudiciais.

Estiveram presentes os Defensores Públicos Mariana Andrade Sobral, Rafael Mello Campos Portella e Maria Gabriela Agapito, o Defensor Público Federal João Marcos Mariano, a Promotora de Justiça Mônica Bermudes Medina Pretti, o Procurador da República Paulo Henrique Camargos Trazzi, o Procurador do Município de Linhares Bruno Abrahão Gobbi, a representante do IDAF Ahnaia Zanotelli Dias da Silva, a representante IBAMA Andrea de Souza Diogo Moulié.

Também participaram da reunião a presidente do IEMA Andreia Pereira Carvalho, representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Linhares Lucas Scaramussa, o Secretário de Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo Aladim Fernando Cerqueira, o coordenador do Centro TAMAR João Carlos Tomé e a assessoria jurídica da AGERH, representada por Alberto Fontana.

AGERH – Agência Estadual de Recursos Hídricos

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis

IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo

IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

TAMAR – Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas

Por Raquel de Pinho