Defensoria Pública recebe Selo Social 2019

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (26), A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo recebeu o Selo Social 2019, iniciativa do Governo do Estado que reconhece as instituições e empresas que empregam pessoas presas e egressos do sistema prisional. Atualmente, a Defensoria Pública conta com 10 presos trabalhando diariamente em suas unidades administrativa e de atendimento.

O Selo é entregue anualmente e, este ano, 77 instituições públicas e privadas que atenderam aos critérios do Programa Responsabilidade Social e Ressocialização receberam a certificação. O objetivo é estimular o setor produtivo a absorver a mão de obra da pessoa presa e egressa, ampliando a profissionalização e preparando-os para o mercado de trabalho.

Para o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista, a efetiva ressocialização da pessoa presa acontece quando o sistema é inclusivo e produtivo, de modo que a pessoa retorne para a sociedade reabilitada e preparada para uma nova jornada. “A restrição de liberdade não pode ser a regra, nem alternativa primordial de combate ao crime. Quando a pessoa presa cumpre sua pena razoavelmente e é produtiva, a possibilidade de reabilitação é muito maior”.

dsc_0079

O governador Renato Casagrande destacou durante o evento a importância da atuação conjunta das instituições de justiça no combate à superlotação das unidades prisionais, das ações de governo na ressocialização dos presos e das empresas que acolhem presos e egressos em seus quadros funcionais. “Estamos indo além do preconceito e mostrando que a pessoa presa também pode desenvolver um bom trabalho e retomar sua vida, ter uma nova chance.