Defensoria realiza audiências públicas com vítimas do maior desastre ambiental do país

 O Grupo Interdefensorial do Rio Doce realiza, nesta semana, audiências públicas em diversas áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. Hoje, 22 de setembro, o evento ocorre em Regência, na foz do Rio Doce, e, na sexta-feira (23), em Povoação, Linhares.

Para a defensora pública estadual Mariana Sobral, as audiências ocorridas em Colatina foram um sucesso. Além dos moradores impactados, participaram representantes da comunidade civil e lideranças comunitárias.

“Em curto espaço de tempo, o trabalho da sociedade, em especial do Fórum Capixaba de Defesa do Rio Doce, do Fórum Colatina SOS Rio Doce e do Movimento dos Atingidos pela Barragem (MAB), conseguiu mobilizar mais de 200 pessoas por dia, o que oportunizou um debate plural e efetivo sobre os programas de indenização que estão sendo implementados pela empresa Samarco”.

Baixo Guandu: audiência remarcada para 28/09

A audiência pública marcada para o dia 21, na comunidade Mascarenhas, em Baixo Guandu, foi remarcada para o próximo dia 28 de setembro, em virtude da enorme mobilização da comunidade de Mascarenhas. Estima-se que, no mínimo, mais de 300 moradores participem.

“Algumas comunidades mais afastadas dos centros urbanos, como Itapina, se fizeram presentes e denunciaram a falta de assistência e amparo por parte da empresa e dos poderes públicos”, revela Mariana.

O Grupo Interdefensorial do Rio Doce, composto pela Defensoria Pública do Estado do Espirito Santo, pela Defensoria Pública de Minas Gerais e pela Defensoria Pública da União realizarão orientação jurídica nos municípios de Colatina, Linhares e Baixo Guandu no estado do Espirito Santo.

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES

 Alan Rodrigues Costa – comunicacao@dp.es.gov.br

 Tels.: 3222-4249 / 98817-6381