Defensoria recomenda que municípios protejam pessoas em situação de rua do calor extremo 

A Defensoria Pública do Espírito Santo, por meio do Núcleo de Direitos Humanos, recomendou que os municípios de Serra, Vila Velha e Vitória adotem medidas para proteger as pessoas em situação de rua do calor extremo. De acordo com o documento, os municípios devem instalar pontos de apoio, com água potável e banheiro disponível, nas áreas com maior concentração de pessoas que vivem nas ruas.  

Para a Defensoria, é importante que os pontos de apoio possuam banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além de serem pontos de coleta de doações de roupas e materiais de higiene. De acordo com a Instituição, os pontos indicados na recomendação devem fazer parte da política dos municípios para atendimento às pessoas em situação de rua, com dotação orçamentária específica.  

Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, indicam que o Brasil possui mais de 230 mil pessoas vivendo nas ruas, com 62% concentradas na região Sudeste, totalizando 138 mil pessoas em risco extremo por conta das altas temperaturas.