A partir desta terça-feira (20), os cidadãos assistidos pelo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) de Vitória, Vila Velha, Serra e do Serviço de Acolhimento Institucional para a População Adulta de Rua (Abrigo Arco-Íris), também em Serra, voltarão a receber o atendimento do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania (Nudedh) da Defensoria Pública Estadual.
Os atendimentos à população em situação de rua nos centros de apoio e nos abrigos estão previstos para acontecer entre os meses de agosto e outubro e contarão com a atuação dos defensores públicos Victor Oliveira e Letícia Dourado. Segundo o coordenador de Direitos Humanos Hugo Fernandes Matias, o objetivo da dinâmica de visitas é promover o efetivo acesso à justiça.
“Devido a situação de extrema vulnerabilidade econômica e social em que se encontram, grande parte destes cidadãos não conhecem ou têm os seus direitos respeitados, por isso a Instituição, além de proporcionar o atendimento jurídico adequado, trabalhará também com a regularização de documentos pessoais, acolhimento institucional e com as orientações quanto aos benefícios assistenciais”, afirma o defensor público.
Desde 2015, a DPES tem realizado este tipo de atendimento, contribuindo dessa forma para que os direitos e garantias constitucionais da população de rua sejam assegurados e as pessoas que vivem nesta situação sejam incluídas na sociedade.
Confira o calendário de atendimentos: