Defensoria tem estande no maior congresso de tecnologia para o sistema de justiça

A Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) marcou presença na Expojud, o maior evento de tecnologia e inovação do ecossistema de Justiça do Brasil, levando ao público seus principais projetos de transformação digital. No estande da instituição, foram apresentados o Defende.AI e o Núcleo Remoto de Peticionamento com IA 100% Assíncrono. As iniciativas reforçam o compromisso da Defensoria com a modernização e a ampliação do acesso à Justiça.

“A participação da Defensoria Pública na Expojud é a demonstração de que a instituição está vivendo um novo momento, em outro patamar de desenvolvimento, mais maduros do ponto de vista tecnológico e plenamente alinhados às demandas de um sistema de Justiça moderno, digital e centrado no cidadão” afirma o defensor público-geral Vinícius Chaves de Araújo.
Para ele, a transformação digital é um caminho sem volta, e a Defensoria tem buscado liderar esse processo com responsabilidade e inovação. “Projetos como o Núcleo Remoto de Peticionamento e o Defende.AI mostram que é possível usar a tecnologia para tornar o acesso à Justiça mais rápido, eficiente e humano. Nosso objetivo é garantir que cada pessoa, independentemente de sua condição, tenha seus direitos efetivamente reconhecidos e protegidos. ”

Humanização

O Núcleo Remoto é uma solução inovadora baseada em inteligência artificial que reduz as filas do atendimento presencial, fortalecendo a humanização do atendimento às pessoas excluídas digitalmente. A plataforma é pensada para os cuidados que possuem habilidades digitais, permitindo que o usuário acesse o site da Defensoria, selecione o serviço desejado, responda as perguntas específicas e envie os documentos necessários. Após o envio completo das informações, a petição é protocolada em até cinco dias.
Com o novo modelo, o tempo médio de redação das petições caiu de 60 para 8 minutos e 16 segundos, resultando em um aumento expressivo no número de petições protocoladas. A medida faz parte do pacote de inovações que a Defensoria vem botando em prática, com o objetivo de promover mais dignidade às pessoas que precisam do atendimento presencial, reduzindo filas e humanizando o atendimento para quem mais precisa.

No mês de setembro de 2025, foram cerca de 500 petições iniciais protocoladas pelo Núcleo Remoto, o significando que 500 famílias tiveram seus pedidos atendidos, desafogando as filas nos Núcleos de Atendimento Presencial.
Defende.AI

Já o Defende.AI é um programa de capacitação integral em inteligência artificial voltado a defensores públicos e equipes de apoio. O projeto se diferencia por adaptar os treinamentos às especificidades de cada área jurídica e aos fluxos de trabalho dos diversos setores da Defensoria, garantindo uma aplicação prática e eficiente das ferramentas de IA.
Essa personalização assegura que a tecnologia seja utilizada de forma estratégica no dia a dia dos profissionais, aumentando a eficiência, a qualidade e a celeridade dos serviços prestados à população.