Dia D da Ação Meu Pai Tem Nome será realizado no Núcleo da Defensoria da Enseada do Suá, em Vitória

Após grande procura, Defensoria Pública transfere mutirão de exames de DNA para espaço com maior capacidade; inscrições para esta edição estão encerradas, mas novos mutirões serão agendados. 

A Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) realizará a ação Meu Pai Tem Nome, no próximo dia 1º de agosto, em um novo endereço. O evento acontecerá no Núcleo Cível da Defensoria, localizado na Enseada do Suá, em Vitória. 

A mudança de local foi necessária diante da alta procura, para oferecer mais conforto, organização e estrutura para receber as famílias que vão participar da ação nacional de reconhecimento de paternidade e maternidade.

A iniciativa, promovida em todo o país pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), oferece gratuitamente exames de DNA, orientação jurídica e atendimento para reconhecimento voluntário de paternidade e maternidade, além de outros serviços relacionados ao direito à identidade e ao fortalecimento dos vínculos familiares.

Devido à limitação de atendimento, as inscrições para esta edição já foram encerradas, mas a DPES reforça que novos mutirões de exames de DNA serão agendados nos próximos meses.

Como funciona a ação Meu Pai Tem Nome

Durante ação do dia 1 de agosto, a Defensoria Capixaba realizará gratuitamente exames de DNA na via administrativa (extrajudicial), em casos em que houver a concordância e a presença das partes envolvidas. Os testes laboratoriais poderão ocorrer em duas modalidades: 

  • Duo: realizado com amostras biológicas do suposto pai e do filho ou filha;
  • Reconstrução Genética: destinado aos casos em que o suposto pai já faleceu, utilizando amostras biológicas de parentes próximos (como pais, irmãos ou filhos), mediante a apresentação da certidão de óbito

E se não houver acordo? Quando não houver consenso entre as partes ou uma delas se recusar a participar do exame de DNA, o caso será encaminhado para atendimento jurídico e eventual ajuizamento da ação judicial.

Para a realização do exame no dia do mutirão, é obrigatório que todos os envolvidos compareçam juntos e portando os documentos originais exigidos.

Documentos necessários para o atendimento dos inscritos:

  •  Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
  •  Certidão de nascimento do (a) filho (a), seja criança ou adulto;
  •  Comprovante de residência atualizado;
  •  Comprovante de renda;
  •  Certidão de óbito do suposto pai (somente nos casos de reconstrução genética).

O Meu Pai Tem Nome é uma iniciativa nacional das Defensorias Públicas voltada ao reconhecimento de paternidade e maternidade. Por meio de exames gratuitos de DNA, mediação e orientação jurídica, a ação busca garantir que crianças, adolescentes e adultos tenham acesso ao direito fundamental à identidade e ao reconhecimento familiar.

A inclusão do nome do pai na certidão de nascimento pode abrir caminho para outros direitos, como pensão alimentícia, herança, convivência familiar e benefícios previdenciários.

No Espírito Santo, a ação é coordenada pelo Núcleo de DNA da DPES, que realiza atendimentos durante todo o ano e promove mutirões regionais para ampliar o acesso da população ao serviço. Quem não conseguiu vaga para esta edição pode acompanhar os canais oficiais da Instituição para o anúncio de novos mutirões. 

Serviço
Mutirão de DNA – Dia D da Ação Nacional Meu Pai Tem Nome
Data: 1º de agosto de 2026
Horário: das 8h às 16h
Local: Núcleo Cível da Defensoria PúblicaEnseada do Suá
Endereço: Rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, nº 194, Enseada do Suá, em Vitória

 

Informação à Imprensa
Coordenação de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo
Francine Leite | Alexandre Souza | Victorhugo Amorim
Contato: (27) 99749-6345 / (27) 3198-3300
Instagram: @defensoriapublica_es | Facebook: Defensoria Pública do Espírito Santo