A Defensoria Pública Estadual, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, promoverá na próxima sexta-feira (23), em apoio a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma atividade de capacitação para servidores da Prefeitura do município. O evento será realizado por meio de duas palestras ministradas pela defensora pública Geana Cruz, titular da Defensoria de Órfãos e Sucessões e Proteção à Pessoa com Transtorno Mental e Deficiência Intelectual, no Auditório da Defensoria Pública em Vila Velha. A capacitação será realizada pela manhã, das 9h às 12h, e pela parte da tarde, das 14h às 17h.
O objetivo do evento é aumentar a participação inter setorial com os atores da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação, além de sensibilizar o governo e a comunidade em relação às potencialidades das pessoas com deficiência.
Participarão da palestra no turno matutino: Alexandra L. Alves, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Eliana Queiroz Franca, da Secretaria Municipal de Educação e Thicianna de Castro Nardoto, da Secretaria Municipal de Saúde.
Já no período vespertino estarão presentes: Anderson Nascimento, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Alessandra Rocha, da Secretaria Municipal de Educação e Thicianna de Castro Nardoto, da Secretaria Municipal de Saúde.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Criada através da Lei n°13585, de 26 de dezembro de 2017, a Semana Nacional acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O seu objetivo da é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão, em todo o Brasil. A data foi pensada para elucidar a condição dessas pessoas de forma a contribuir para a desconstrução de preconceitos e para divulgar quais são as necessidades destas pessoas, seus direitos e os deveres do Poder Público e de toda a sociedade.