DPES chega com sistema informatizado de atendimento (Solar) em Colatina

Mais um Núcleo de Atendimento do interior recebe o sistema informatizado de atendimento, Solar, da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES). Na última quarta-feira (18), o Subdefensor Público-Geral, Fabio Bittencourt, e o Coordenador Civil e responsável pela implantação do novo sistema da DPES, Giuliano Monjardim Valls Piccin, estiveram no núcleo de Colatina para apresentação do novo software, mais uma etapa do Projeto Moderniza.

O Subdefensor Público-Geral explica que o projeto Moderniza, do qual o sistema Solar faz parte, é um dos grandes desafios da Defensoria Pública. “Desta vez estamos informatizando a atividade fim no Núcleo de atendimento em Colatina, com a implantação do sistema Solar. Já estamos com o Solar em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e agora Colatina”, conclui Bittencourt.

O Defensor Público Giuliano Piccin, lembra que os núcleos da Serra e Viana serão os próximos a receberem o Solar e que em breve todas as comarcas contarão com o novo software. “Alguns núcleos demoram um pouco mais para concretizar a utilização do sistema em sua totalidade. Mas estamos trabalhando para introduzir o Solar em todos eles, com eficácia e sucesso”, completa.

Segundo o diretor administrativo do Núcleo de Atendimento de Colatina, Elvio Merlo, as expectativas para a chegada desse sistema são as melhores possíveis. “Acreditamos que esse sistema trará grandes benefícios para o nosso assistido e celeridade para nosso trabalho. Além disso teremos um banco de dados com informações que trarão facilidades na continuidade do serviço prestado ao assistido, que terá um histórico registrado, o que agilizará a sequência do atendimento”.

Sobre o Projeto Moderniza

O Projeto está implementando tecnologias capazes de propiciar aos Defensores o compartilhamento de informações entre as defensorias e a sede administrativa, sem que seja necessário o deslocamento, mantendo a eficiência e o controle das solicitações.

Essa tecnologia também permitirá aos Núcleos Temáticos acesso integral aos sistemas da Defensoria Pública, além da geração de dados estatísticos para tomadas de decisões a partir do acompanhamento e monitoramento em tempo real das demandas.

Voltado para promover a inovação na melhoria da gestão e dos serviços oferecidos, o projeto foi desenvolvido pela Gerência Técnica Administrativa em parceria com as coordenações e núcleos temáticos da instituição.

Ele prevê ações de modernização em cinco áreas pré-estabelecidas: Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Gabinete da Defensoria Pública Geral e Corregedoria, Informatização de Rotinas, Sistema de Atendimento e Administração de Gabinete e Gestão Administrativa Sem Uso de Papel.

Por Raquel de Pinho