Diante da necessidade de diagnóstico rápido da COVID-19 e para garantir o acesso pleno à saúde da população, a Defensoria Pública Estadual, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Saúde do Município de Vila Velha, solicitou informações sobre as formas de enfrentamento da pandemia que estão sendo adotadas pelas unidades de saúde no município.
Entre os pedidos está a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os colaboradores, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e demais integrantes da equipe de apoio. A solicitação também pede a confirmação da utilização dos materiais de proteção pelos profissionais e as suas especificações (máscaras, capas, luvas, etc) e as providencias que estão sendo adotadas no âmbito das unidades de saúde para evitar o contágio ao vírus.
A Instituição ainda solicita informações sobre a suspensão de consultas e/ou cirurgias eletivas e a lista de especialidades que estão autorizadas a continuar o atendimento. Caso o cancelamento das consultas e cirurgias seja confirmado, a Defensoria Pública Estadual pede uma data para a retomada do cronograma de atendimentos e de procedimentos cirúrgicos nas unidades.