Duas novas Defensoras Públicas ingressam na Instituição

Para dar continuidade na ampliação do serviço de assistência jurídica, um direito fundamental do cidadão capixaba, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo assinou, na manhã desta sexta-feira (30), Termo de Posse e Exercício com mais duas novas Defensoras Públicas. A solenidade foi marcada por emoção e um discurso uníssono que traduziu o intenso desejo por mais conquistas, mesmo em meio aos desafios.

Acompanhadas por familiares, amigos e outros convidados para a cerimônia de posse, as Defensoras Públicas, Gabriela Noronha de Sousa e Monia Barbosa Ribeiro, foram recebidas por membros do Conselho Superior e demais Defensores, na sede administrativa da Instituição. Ao menos, trinta pessoas estiveram presentes na cerimônia.

A Defensora Pública-Geral, Sandra Mara Vianna Fraga, abriu a solenidade e emocionou os presentes ao detalhar, depois de décadas atuando na área, as dificuldades estruturais e administrativas que a Instituição enfrentou ao longo dos anos e também ressaltar as vitórias obtidas pela Defensoria.

“Participar dessa cerimônia é importante porque percebemos o quanto a Defensoria cresceu no Estado. Quando começamos, mal tínhamos mesas ou salas para trabalhar. Hoje, porém, temos melhor estrutura e condições para receber mais duas profissionais para a nossa família. É verdade que ainda temos que enfrentar o preconceito e a dificuldade em encontrar, até entre os operadores de Direito, profissionais com vontade de colaborar com a Defensoria. Mas ver duas Defensoras, tão jovens, tomando posse, revela que estamos crescendo e que podemos chegar muito mais longe. Sejam bem-vindas à nossa família”, ressaltou.

Em seu discurso, a empossada Monia Barbosa Ribeiro agradeceu pela oportunidade e garantiu que vai trabalhar muito para oferecer o melhor serviço à população. “Estou muito feliz e muito emocionada. Essa oportunidade vem depois de muito estudo e dedicação. Também sou filha de Defensor Público que dedicou à vida a esse ofício. Agradeço à minha família, aos amigos e aos senhores e podem ter certeza, sou dura na queda, trabalharei com dedicação”, garantiu.

A empossada Gabriela Noronha de Sousa também afirmou esse compromisso. “Tenho muito a agradecer pelos conselhos e apoio da família. A expectativa é muito grande, mas só o exercício da função é que vai nos ensinar o que é ser Defensor, o que é defensorar. Então, vamos ao trabalho”, comemorou.

Ambas as Defensoras Públicas foram aprovadas em concurso público, realizado no final do ano passado. Na cerimônia, Gabriela e Monia também receberam seu material de trabalho e inicialmente, vão realizar visitas aos diversos núcleos de atendimento para conhecerem mais profundamente sobre a atuação da Defensoria.

Informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social da DPES

Wesley Ribeiro – comunicacao@dp.es.gov.br

Tel.: 3198-2001