Entenda como funciona o programa de renegociação de dívidas “Desenrola” 

O Desenrola Brasil começou oficialmente nesta semana e muitos capixabas que estão com CPF negativado poderão renegociar suas dívidas com bancos e empresas. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEI), da Fecomércio-ES, 88,4% das famílias estão endividadas no Espírito Santo. Essas pessoas podem sair do ciclo de dívidas com incentivo do programa.  

Para participar é preciso estar com o CPF negativado, e ficar atento a qual faixa do programa se encaixa. Na faixa 2, que deu início a negociação de dívidas esta semana, estão inclusas as pessoas com renda de até R$ 20 mil, em débitos em bancos. Nesta faixa não há valor limite de dívidas e é possível o refinanciamento de imóveis e veículos, por exemplo. 

Já a faixa 1, com previsão de início em setembro, é destinada aos devedores pessoas físicas com dívidas financeiras e não financeiras de até R$ 5 mil, adquiridas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. 

O programa, que vai até o dia 30 de dezembro de 2023, deve atingir 30 milhões de pessoas, entre os mais de 70 milhões de inadimplentes no Brasil.