Escola da Defensoria Pública planeja ações educativas para a população

A Escola Superior da Defensoria Pública Estadual (EDPES) planeja estruturar, durante o período de isolamento social, uma série de ações educativas para o público. A medida tem o objetivo de capacitar e orientar a população durante o estado de pandemia.

Junto à Coordenação Cível, a EDPES planeja elaborar uma série de conteúdos especiais em vídeo, com foco no consumidor e no pequeno empresário. O objetivo é abordar questões relacionadas à aluguéis, financiamento e outras questões financeiras que estão impactando a população devido ao COVID-19.

Outra ação, que será feita em parceria com a Coordenação Penal, são cursos de capacitação jurídica por meio de ensino à distância (EAD). Entre os conteúdos iniciais que deverão ser ministrados estão o Acordo de não Persecução Penal e a Lei Anticrime.

Também está prevista a abertura de um canal para a divulgação dos conteúdos no sistema de Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto (Moodle, do inglês Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), software livre, de apoio à aprendizagem. No Brasil, o software é utilizado por outras Defensorias Públicas, além de outras respeitadas instituições de ensino. A implantação do sistema está sendo estudada pela equipe de Tecnologia de Informação da Defensoria Pública.