Em 2002, foi criado um Fórum que recebeu o nome de Araceli, que fica na Prefeitura de Vitória, no Centro, local que se tornou um espaço permanente de discussão e enfrentamento das questões relacionadas à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

No espaço reúnem-se representantes de organizações governamentais, não governamentais, membros da sociedade civil e diversos outros atores comprometidos com a temática.

Para Jévita do Nascimento Coutinho da Silva, que faz parte da comissão gestora do Fórum Araceli, “o Fórum foi mais um avanço do trabalho em conjunto dos serviços, órgãos e sociedade que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”.

As principais demandas do Fórum são mobilizar e articular os agentes governamentais e sociedade civil; apoiar e participar da construção e implementação de politicas municipais; dialogar sobre a temática a fim de promover e articular ações, encaminhamentos e denuncias.

A Instituição ainda visa contribuir para a realização de ações educativas a fim de capacitar os profissionais da rede sócio assistencial e aprimorar o atendimento; monitorar a avaliar as ações desenvolvidas no Município de Vitoria, compartilhando os resultados com o setor público, privado e sociedade civil; apoiar os demais espaços de discussão, conselhos e instituições quanto à temática; fortalecer a rede de promoção, proteção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

“Estamos em constante atuação fazendo formação de profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, mobilização nas comunidades e fortalecimento da rede de garantia de direitos de crianças e adolescentes”, ressalta Jévita.