Grupo de Monitoramento dos Direitos Humanos inspeciona PSMECOL

O Grupo de Monitoramento de Direitos Humanos da Defensoria Pública realizou, no último dia 23, uma inspeção na Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL). Na ocasião, os membros da Coordenação e do Núcleo de Direitos Humanos e da Coordenação de Execução Penal visitaram a unidade, entrevistaram os presos, conversaram com a administração e os agentes. O resultado do trabalho será compilado em um relatório e, caso os defensores tenham identificado alguma irregularidade, será feita recomendação à PSMECOL.

O trabalho do Grupo de Monitoramento é constante e está sendo desenvolvido desde fevereiro deste ano, por esforço conjunto das coordenações de Direitos Humanos e Execução Penal. “Essa atuação conjunta e articulada entre os órgãos de Execução Penal e Direitos Humanos da Defensoria permite a oferta de um serviço público de maior qualidade para os capixabas”, afirma o coordenador de Execução Penal, Marcello Paiva de Mello.

Para o coordenador de Direitos Humanos, Infância e Juventude, Hugo Fernandes Matias, o monitoramento das unidades prisionais mostra que a Defensoria Pública está atenta as demandas da população e do próprio sistema. “É um trabalho bem interessante porque mostra uma Defensoria Pública atuante e atenta às necessidades de uma parcela da população que está à margem da sociedade. O trabalho é feito para garantir a dignidade das pessoas que estão privadas de liberdade, para que retornem à sociedade como cidadãos melhores”.